Eliza Samúdio: o que sabe e o que falta saber sobre passaporte achado em Portugal
06/01/2026
(Foto: Reprodução) O que se sabe sobre passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal
O passaporte da modelo Eliza Samúdio, assassinada em 2010, foi encontrado em Portugal e entregue ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa no dia 2 de janeiro de 2026. O documento está vencido e cancelado, segundo o Ministério das Relações Exteriores, e será enviado a Brasília antes de ser repassado à família. Apesar de o corpo nunca ter sido localizado, a Justiça brasileira declarou a morte de Eliza em 2013.
A mãe de Eliza Samúdio, Sonia Samúdio, se manifestou nesta terça-feira (6), após o passaporte da filha ter sido encontrado em Portugal. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou viver em um "luto permanente".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Onde e quando o passaporte foi encontrado?
O passaporte foi localizado em Portugal e entregue voluntariamente ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa na sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. Desde então, o documento está sob custódia do consulado.
Qual é a situação do passaporte?
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que o passaporte está expirado e oficialmente cancelado. Por isso, não tem mais validade legal para viagens e será tratado como um objeto pessoal da vítima.
O que será feito com o documento agora?
O Itamaraty determinou que o consulado envie o passaporte para Brasília. Após os trâmites diplomáticos, o documento será colocado à disposição da família de Eliza Samúdio para retirada.
Como o passaporte foi parar em Portugal?
Ainda não se sabe como o documento chegou à Europa. Não há informações sobre quem estava com o passaporte nem sobre quando ou como ele saiu do Brasil. O caso segue sem explicação.
O que disse a família de Eliza Samúdio?
A família lamentou a repercussão do caso e classificou a situação como uma "crueldade", afirmando que a exposição impede a paz da mãe de Eliza, Sônia Moura, e do filho, Bruninho.
Apesar disso, os familiares disseram que querem receber o passaporte original para guardá-lo como lembrança pessoal.
A mãe de Eliza disse ainda que prefere ficar em silêncio para tentar lidar com a dor e preservar a paz da família, mas garantiu que continuará cobrando esclarecimentos às autoridades.
A descoberta do passaporte coloca a morte de Eliza em dúvida?
Não. A representante legal da família reforçou que não há qualquer dúvida sobre a morte de Eliza Samúdio. A Justiça de Minas Gerais declarou oficialmente o óbito em 2013, mesmo sem a localização do corpo.
Quem foi condenado pelo assassinato de Eliza Samúdio?
O ex-goleiro Bruno Fernandes foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelo crime.
Outros envolvidos, como Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, também foram condenados por crimes como homicídio, sequestro e ocultação de cadáver.
Família de Eliza Samúdio critica repercussão sobre passaporte achado em Portugal
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: